sexta-feira, 28 de março de 2014

Filosofia

Filosofia (do grego Φιλοσοφία, literalmente «amor à sabedoria»)

Queria poder te acolher. E te abraçar e te dizer que tudo bem. Eu queria te levar para um planeta onde não existisse tempo de pirar, e que você pudesse pirar a todo tempo! E eu pudesse ir agora no seu mundo e te dizer que eu nunca vou me cansar de você. E eu pudesse, de repente, gritar bem alto, porque me irrita esses milhares de sorrisos tecnológicos que você faz. E me irritar com você porque meio mundo te procura enquanto eu não posso te procurar… Porque eu vejo o mundo te usar e descartar, e você mais que saber, aceitar. Você é além. Ninguém entende nada. E que se dane a sociedade gritando no seu ouvido que não pode ser assim. Atiraram você nesse mundo, repentinamente te obrigaram a crescer, te jogaram mil e uma responsabilidades precipitadas e até hoje te colocam um peso enorme quando em nada você pode intervir. Te lançam pedras sem nem saber o por quê. Seu coração sente um monte de coisa desordenada, seu cérebro pensa um monte de absurdo. Como se só por estar aqui, aturando tanta maluquice, você já não devesse ganhar aí um desconto para também ser louca de vez em quando. Quem é essa sociedade maluca, quem é esse mundo maluco? Quem são esses loucos que exigem tanta certeza e tanta postura, que querem que você seja perfeita, que se incomodam com cada ação, que julgam, meu Deus, até o que você decide fazer e em nada interfere na vida de nenhum, que te jogam aos leões, que parecem não se cansar? E que me irritam, me machucam, cravam em mim dores afiadas quando falam mal de você? Que me dilaceram quando te desejam coisas ruins e me destroem com as mais simples palavras. Que tentam incansavelmente expulsar você de mim? Um monte de gente que não sabe, que não te conhece tentando me convencer de que você, não é uma pessoa boa o suficiente, e que não merece nada que eu faço por ti, enquanto eu conheço, eu sei, eu vejo além, eu enxergo o seu interior, conheço o lado escuro do seu ser mas conheço o lado de luz, e sei que não há pessoa de alma mais bela? Porra, eu só quero que você seja feliz e que quem não quer o mesmo te deixe em paz. Eu só queria que o mundo soubesse, que as pessoas entendessem. Que cada um tivesse a chance de conhecer profundamente um pouquinho que fosse do que você é. Que mais ninguém fosse capaz de duvidar, ou de te machucar, de te sugar até a última gota, de ser tão cruel ou de te fazer chorar. Eu já estava tão cansada dessas máscaras todas, de tanta insensibilidade, desses joguinhos superficiais, da minha ideologia de frieza, dos meus conceitos escassos de sentir, da minha dúvida eterna sobre o amor, de nem saber mais quem eu era. E aí você aparece na minha vida pra consertar tudo isso. E eu não consigo agradecer. Queria que ao menos eu pudesse te acolher. E te abraçar e dizer que eu nunca vou conseguir se você não estiver aqui. E te dizer também, que não ouça as vozes contrárias, que você tem o mundo e que eu te aceito assim, complicada demais, impulsiva, dessas que faz tudo errado sempre, mas fiel ao coração, perfeita nos defeitos e linda em todos os sentidos que beleza pode ter. Só queria que você soubesse que eu gosto mesmo de você, bem do jeito que você é. Que eu te amo de verdade, te amo pra sempre e isso não tem fim. Porque foi você que me ensinou, o amor e o infinito. E eu aprendi. Eu sei. Amo saber. Você é minha filosofia.

Nenhum comentário: